O escriba Valdemir Mota de Menezes leu este texto do autor Edson que é seu conterrâneo do Estado de Sergipe. Aqui está bem sintetizado a doutrina relativo a salvação e a nova posição que Jesus veio nos colocar no plano celestial.
www.recantodasletras.com.br/trabalhosacademicos/2498913
A Doutrina da adoção
Trabalho em cumprimento de tarefa da
disciplina “Teologia do Novo Testamento”.
Seminário Teológico Batista do Nordeste
Feira de Santana – Bahia
Sétimo semestre – Ano 1996
Professor: Edson Gama de Oliveira
TERMINOLOGIA
O termo “adoção” ocorre cinco vezes no Novo Testamento, todas nas epístolas paulinas: Romanos 8.15,23; Romanos 9.4; Gálatas 4,5 e Efésios 1.5. No grego a palavra é uiotesia) que tem o sentido de uma relação familiar com todos os privilégios e responsabilidades de herdeiros legítimos.
SENTIDO JURÍDICO
Adoção é o ato pelo qual se confere a uma pessoa estranha os mesmos direitos e privilégios (inclusive a herança) de seu filho.
Na sociedade grega e romana, a adoção entre classes superiores era algo relativamente comum. O cidadão adotado por um romano tornava-se praticamente escravo de seu pai adotivo. Tinha direitos, mas também uma lista de deveres.
Outro sentido dado pelos gregos para adoção, era o reconhecimento público de um filho, por seu pai, quando este lhe dava o direito da herança. Isso era feito quando o filho atingia a maioridade. O sentido deste ato era que o filho não precisava mais submeter-se ao pai, e dali pra frente, poderia dirigir a sua própria vida. Estava socialmente emancipado.
A DOUTRINA DA ADOÇÃO NAS EPÍSTOLAS PAULINAS
A adoção tem três sentidos básicos nos escritos de Paulo:
1º - Salienta a nova relação com Deus, que o cristão goza através de Cristo. Esta relação nos eleva a posição de filhos.
2º - Destaca o fato de que a adoção é fruto da Graça, não méritos pessoais.
3º - Destaca o fato de que ninguém é por natureza filho de Deus.
Enquanto João e Pedro usam o termo “regeneração” (grego para caracterizar a filiação cristã, Paulo usa uma figura jurídica, talvez devido ao seu contato com os romanos. Para ele a adoção é algo passado, presente e futuro. Fomos libertos da escravidão do pecado (passado) vivemos um novo estilo de vida, andando em espírito (presente), e vivemos em esperança da ressurreição e redenção do corpo (futuro).
A adoção manifesta a misericórdia de Deus, em salvar por intermédio de Jesus Cristo, e restabelecer a relação entre a criatura e o criador.
Pela adoção passamos a pertencer à família de Deus, recebendo os mesmos direitos que Cristo tinha por direito eterno.
Vejamos o sentido da palavra em cada uma das passagens:
1 – Romanos 8.15 – “Porque não recebestes um espírito de escravidão para vos conduzir ao temor, mas o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!” –Versão Almeida século 21
Aqui Paulo faz um contraste entre “espírito de escravidão” e o “espírito de adoção de filhos pelo qual clamamos: Aba pai”. O escravo serve por medo, por necessidade, por posição inferior e imposta. O filho clama Aba pai (linguagem íntima da criança, na língua aramaica). Jesus usou o mesmo contraste: “já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”, João 15.15. Isso transforma todo o espírito de nossa vida e atividade cristã.
Paulo ensina a necessidade da filiação cristã, da relação com Deus como Pai em Jesus Cristo mediante o Espírito Santo. Ele prossegue nesse pensamento e afirma que somos filhos e também herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. O Espírito Santo em nossas vidas é o penhor da herança do cristão. (II Coríntios 1.22 – II Coríntios 5.5 e Efésios 1.14).
2 – Romanos 8.23 – “... Também nós, que temos os primeiros frutos do Espírito, também gememos em nosso íntimo, aguardando ansiosamente nossa adoção, a redenção de nosso corpo.” - Versão Almeida século 21
Paulo afirma que Cristo haverá de redimir não só o espírito, mas também o corpo. O corpo do cristão é tão santo quanto o seu espírito. O triunfo final da graça redentora de Jesus será a ressurreição dos nossos corpos. Quando o corpo e o espírito forem reunidos, estará completa em Deus toda a nossa personalidade. A adoção também pertence ao corpo.
A redenção significará para a natureza inteira, o cumprimento da profecia acerca do deserto que florescerá como a rosa.
Os cristãos, que possuem o penhor do Espírito, esperam pelo momento em que o corpo será liberto do pecado. A ressurreição será então a etapa final da filiação com Deus.
3 – Romanos 9.4 - “Eles são israelitas, e deles são a adoção, a glória, as alianças, a promulgação da lei, o culto e as promessas.” – Versão Almeida século 21
Este versículo faz parte de um contexto, em que Paulo se refere ao povo de Israel (capítulos 9, 10 e 11).
Deus tratou o povo escolhido como filho, herdeiro e sacerdote, servo de IAVÉ. Coube e Jesus todos os títulos de Israel, e Ele realizou o que os israelitas não puderam realizar. Israel era para Deus o filho predileto entre todas as nações. Paulo considera esse fato como uma das glórias de seu povo. Ele usa o mesmo termo “adoção” para designar a condição de Israel como filho.
4 – Gálatas 4.5 – “Para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” Versão Almeida século 21
No capítulo 4 Paulo prossegue com o mesmo raciocínio do capítulo 3. antes da vinda de Cristo a raça humana estava em período de “minoridade”. O filho, enquanto menor, estava sob os cuidados de seus pais ou tutores, não podendo exercer a sua própria vontade. Era escravo de leis e obrigações, até o dia em que tronava-se adulto, e então era reconhecido como tal, e estava apto a dirigir a sua própria vida. Paulo usa esta comparação para mostrar que antes da vinda de Cristo, o homem estava sob a lei, até que, na plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, para resgatá-lo e adotá-lo como filho.
Conforme a sua infinita graça, Deus tem recebido em sua família aqueles que antes pertenciam a uma família inteiramente diferente (João 8.44); dando-lhe o direito de receber as bênçãos e privilégios dos filhos de Deus. Em Cristo, os cristãos são restaurados à categoria de filhos, membros da grande família divina. É uma transformação radical de categoria: de escravo a filho.
No verso 6 Paulo deixa claro que o ato da adoção, nos proporciona o direito de recebermos o Espírito Santo de Deus.
5 – Efésios 1.5 – “Ele nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo.” – Versão Almeida século 21
Paulo destaca o fato de que não há destino fatal na vida do cristão, quando diz que “Deus nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo”. A filiação que o homem recebeu de Deus, em virtude de ter sido criado à sua imagem e semelhança, precisava ser renovada após a queda. Esta renovação foi antes de tudo completada no Filho de Deus encarnado e, então, naqueles que estão nele pela fé. A filiação se dá por meio da regeneração e da adoção: enquanto o novo nascimento altera nossa natureza, a doção altera a nossa relação com Deus. Ambas só são possíveis através de Jesus Cristo e sua obra redentora. Deus faz isso “segundo o beneplácito de sua vontade”. Esta expressão engloba a primeira e última expressão do propósito eterno de Deus.
Considerações finais
Pelo nascimento físico, o homem é membro da família de Adão e, como tal, excluído, pelo pecado, da família de Deus. Nascido de novo, passa a fazer parte da família de Deus. Apenas excepcionalmente, a Bíblia fala de Deus como pai de todos os homens, e isso no sentido de ser seu criador e preservador. De modo gral a Bíblia reserva o nome “pai” para designar a nova relação que Ele assumiu para com aqueles que adotou como filhos. São aqueles que nascidos do Espírito, foram transformados e regenerados pelo Sangue do cordeiro.
Diferentemente da adoção humana, a adoção Divina não leva em conta qualidades pessoais. Entretanto é preciso reconhecer que como filhos “adotados” por Deus, Ele como pai, tem o direito de nos corrigir e até nos castigar, a fim de que possamos ser melhores filhos, obedecendo em tudo ao nosso pai. O autor da Epístola aos Hebreus declara que “o Senhor corrige e açoita a qualquer que recebe como filho” (Hebreus 12.6-7).
A filiação por meio da fé tira os homens de debaixo da lei, tornando-os membros e participantes de Cristo.
Quatro consequencias da adoção divina
1ª – Os filhos são emancipados da lei – Gálatas 3.25
2ª – Todos, judeus e gentios, desde que tenham aceitado a Cristo, tornam-se filhos de Deus. Não há distinção – Gálatas 3.28
3ª – Como filhos desfrutamos de todos os direitos como herdeiros das bênçãos de Deus – Gálatas 3.29
4ª – A adoção devolve a dignidade do homem, e o torna consciente de sua nova relação com Deus, através do Espírito Santo – Gálatas 4.6
BIBLIOGRAFIA
1. ALLMEN, J. J. Vocabulário Bíblico, 2ª Ed., Aste, S. Paulo, 1972
2. ROGERS, Cleon & FRITZ, Rienecker, Chave Linguistica do Novo Testamento Grego, Edições Vida Nova, S. Paulo, 1988
3. SHEDD, Russel P. (Editor) Bíblia Vida Nova, Edições Vida Nova, S. Paulo, 1976
4. O novo Comentário da Bíblia, Edições Vida Nova, S. Paulo, 1976
5. Davis, Jonh, Dicionário da Bíblia, 14ª edição, Editora JUERP, Rio de Janeiro, 1985
6. OLIVEIRA, Edson Gama de, Apostila de Teologia do Novo testamento
7. ELWELL, Walter A. Enciclopédia histórico-teológica da igreja cristã, vol. I, Edições Vida Nova, S. Paulo, 1988
8. GUNTHRIE, Donald, Gálatas, introdução e comentário, 1ª edição, Edições Vida Nova, S. Paulo, 1984
9. TENNEY, Merrill C. Gálatas, escritura da liberdade cristã, 1ª edição, Edições Vida Nova, S. Paulo, 1978
10. TAYLOR, Willian Carey, Doutrinas, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1952
En este blog se analiza el plan de salvación establecidos por Dios para llevar a la humanidad de regreso a su reino. Vea como Dios dado al hombre el camino de regreso.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
ADOÇÃO DE FILHO
A doutrina soteriológica da adoção aparece no Novo Testamento como uma promessa de que o cristão alcançará a posição de filho de Deus. No Antigo Testamento não há a promessa para o servo de Deus alcançar tão alta posição celestial. Esta revelação espiritual foi transmitida pelo apóstolo Paulo, que por 5 vezes, em suas cartas faz referência a esta doutrina. (Pelo teólogo Valdemir Mota de Menezes)
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
domingo, 24 de abril de 2011
PLANO DE SALVAÇÃO
O escriba Valdemir Mota de Menezes faz um discurso em que protesta que esta limpo do sangue dos seus ouvintes, porque como Paulo, não deixou de anunciar todo o desígno divino.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
DOUTRINA DA ADOÇÃO
ADOÇÃO
No Oriente Antigo, na região da Mesopotâmia ao Egito havia rituais próprios para se consagrar uma criança para que esta pudesse fazer parte da nova família com os mesmo direitos que os filhos legítimos. Neste estudo mostro os casos bíblicos de adoção e como esta prática é recomendável nas Escrituras Sagradas. (Por escriba Valdemir Mota de Menezes)
PARTE 1
ADOPTION
In the Ancient Near East, in Mesopotamia to Egypt had its own rituals to establish a child so that it could be part of the new family with the same rights as legitimate children. This study shows the biblical cases of adoption and how this practice is recommended in the Scriptures. (By scribe Valdemir Mota de Menezes) Audio in Portuguese
PARTE 2
ADOPTION
Dans l'ancien Proche-Orient, en Mésopotamie à l'Egypte avait ses propres rituels pour établir un enfant afin qu'il puisse faire partie de la nouvelle famille avec les mêmes droits qu'aux enfants légitimes. Cette étude montre les cas biblique de l'adoption et comment cette pratique est recommandée dans les Écritures. (Par Scribe Valdemir Mota Menezes) Audio en portugais
PARTE 3
ADOPCIÓN
En el antiguo Cercano Oriente, en Mesopotamia a Egipto tenía sus propios rituales para establecer a un niño para que pueda ser parte de la nueva familia con los mismos derechos que los hijos legítimos. Este estudio muestra los casos bíblicos de la adopción y cómo esta práctica se recomienda en las Escrituras. (Al escribano Valdemir Mota de Menezes) de audio en portugués
No Oriente Antigo, na região da Mesopotâmia ao Egito havia rituais próprios para se consagrar uma criança para que esta pudesse fazer parte da nova família com os mesmo direitos que os filhos legítimos. Neste estudo mostro os casos bíblicos de adoção e como esta prática é recomendável nas Escrituras Sagradas. (Por escriba Valdemir Mota de Menezes)
PARTE 1
ADOPTION
In the Ancient Near East, in Mesopotamia to Egypt had its own rituals to establish a child so that it could be part of the new family with the same rights as legitimate children. This study shows the biblical cases of adoption and how this practice is recommended in the Scriptures. (By scribe Valdemir Mota de Menezes) Audio in Portuguese
PARTE 2
ADOPTION
Dans l'ancien Proche-Orient, en Mésopotamie à l'Egypte avait ses propres rituels pour établir un enfant afin qu'il puisse faire partie de la nouvelle famille avec les mêmes droits qu'aux enfants légitimes. Cette étude montre les cas biblique de l'adoption et comment cette pratique est recommandée dans les Écritures. (Par Scribe Valdemir Mota Menezes) Audio en portugais
PARTE 3
ADOPCIÓN
En el antiguo Cercano Oriente, en Mesopotamia a Egipto tenía sus propios rituales para establecer a un niño para que pueda ser parte de la nueva familia con los mismos derechos que los hijos legítimos. Este estudio muestra los casos bíblicos de la adopción y cómo esta práctica se recomienda en las Escrituras. (Al escribano Valdemir Mota de Menezes) de audio en portugués
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
ROYAUME DES CIEUX, SA REALITÉ
LA REALITÉ DU ROYAUME DES CIEUX
La réalité du royaume des cieux (Mamadou Karambiri)
La réalité du royaume des cieux (Mamadou Karambiri)
sábado, 6 de novembro de 2010
JESUS EST YAHUSHUA ET YAHVEH
Reuven0725 | 11 de outubro de 2010
YAHUSHUA, aussi appelé Jésus Christ par certains, est le seul et unique Sauveur pour l'humanité. SON Nom en Hébreu, la Langue originale des Ecritures Saintes, est YAHUSHUA ( יהושוע ), qui signifie YAH (YAHVEH) sauve, même si la majorité le connaît sous le Nom de Jésus Christ, qui est une traduction des versions en Grec de la Bible.
IL est venu sauver l'humanité de leurs péchés avec SON Sang alors qu'IL a été crucifié au Calvaire. IL est venu pour nous sauver tous de l'Enfer, car le prix pour le péché est la damnation (Romains 6:23). L'Enfer est un endroit réel, qui existe; YAHUSHUA n'est pas mort sur la Croix pour nous sauver d'un endroit qui n'existe pas.
YAHUSHUA vous amènera le Salut si vous L'acceptez aujourd'hui en tant que Messie, le Seul Sauveur, le Fils Enfanté de YAHVEH Dieu le Père. YAHUSHUA vous amènera la paix qui dépasse tout entendement dans votre vie, car IL est le Prince de la Paix (Esaïe 9:6).
IL n'y a pas de Sauveur à part YAHUSHUA. YAHUSHUA dit: JE suis le chemin, la vérité, et la vie. Nul ne vient au Père que par MOI. (Jean 14:6)
Il n'y a de salut en aucun autre; car il n'y a sous le ciel aucun autre nom qui ait été donné parmi les hommes, par lequel nous devions être sauvés. (Actes 4:12)
YAHUSHUA est le seul Agneau de Dieu Parfait Sacrifié dont le Sang Saint peut laver les péchés.
Le Sang de YAHUSHUA SON Fils nous purifie de tout péché. (1 Jean 1:7)
Le Salut vient uniquement par YAHUSHUA car IL est le seul chemin au Royaume des Cieux. Le Salut ne se trouve pas dans une religion, ni dans aucune Eglise construite par l'homme. Nous sommes uniquement sauvés par le Sacrifice de YAHUSHUA au Calvaire, SON Sacrifice par le Sang et par la foi en LUI.
L'Eglise Catholique prétend dans son catéchisme qu'il n'y a pas de Salut hors de l'Eglise Catholique, ce qui est un mensonge qui contredit la Bible qu'ils prétendent suivre.
Fuyez et restez loin de cette Eglise de Babylone qui apprend à ses membres à prier à de simples hommes, à Marie et aux anges (la création), et de toute église qui enseigne la même chose. C'est de l'idôlatrie qui est un péché aux yeux du Créateur, et tout péché sera puni. Les prières sont un acte d'adoration et tout acte d'adoration n'est uniquement du qu'au Créateur. (Romains 1:22-25). Tout acte d'adoration envers la création est de l'idolâtrie. Vous devez vous repentir (vous détourner de ce péché) si cela vous concerne, demander pardon au Seigneur et venir à SES pieds. Comme le dit l'ange dans le livre de l'Apocalypse, chapitre 22 verset 9, adorez Dieu, et LUI seul.
Fuyez aussi toute église qui ne prêche pas contre le péché, qui est source de damnation (Romains 6:23). Une telle église ne sauvera personne. Fuyez et restez loin de ces églises irresponsables.
Fuyez toute Eglise de Babylone qui enseigne des traditions crées par l'homme et des mensonges, et venez aux pieds de YAHUSHUA. LUI Seul est le Bon Berger (Jean 10:11-12).
Nous espérons que vous serez bénis par cette vidéo.
Assinar:
Postagens (Atom)